Português

Reforma Ortográfica




Entrou em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009, a reforma ortográfica que afetará cerca de 0,5% das palavras utilizadas no Brasil.

O acordo ortográfico foi acertado pelo bloco de oito nações de língua portuguesa no mundo. Além de estimular a circulação de livros entre países lusófonos e ampliar o interesse de estrangeiros por seu aprendizado, o português poderá se tornar um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil será o primeiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a implementar a reforma. Até dezembro de 2012 para que se adotem as novas regras, valerão as regras antigas e as novas.

Mas mesmo essa gramática muda com o passar do tempo. Um texto escrito em português "correto" há 70 anos, por exemplo, é um pouco diferente dos textos atuais. Isso porque hoje, em português, adotamos o sistema ortográfico aprovado em 1943, com algumas pequenas alterações efetuadas em 1971. Em 2009, outras regras entraram em vigor, com uma nova reforma ortográfica do português e, mais uma vez, mudamos um pouco nossa maneira de escrever as palavras.
O objetivo da reforma é unificar o padrão escrito dos países que usam o português, uma idéia (ou melhor, ideia) que linguistas dos dois lados do Atlântico tentam pôr em prática desde 1975, quando surgiu o primeiro projeto de acordo ortográfico comum para brasileiros e portugueses. 


Aluno: Patrick Seabra