Inglês


O patrimônio da humanidade para os turistas
(como as cidades se adequam para essa realidade )


As cidades visitadas são ótimos lugares para viajar e até mesmo se divertir, com exuberante natureza e monumentos que fazem parte do contexto histórico do Brasil e do mundo. A UNESCO visando catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural para a humanidade, criou em 1972 na Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural a classificação patrimônio da humanidade para estes locais. Esta classificação gera um interesse muito grande nos turistas para que visitem o local. Nestes locais as pessoas são muito hospitaleiras, mas como tudo na vida, eles também tem seus defeitos, como a falta de guias turísticos que falem varias línguas e poucas sinalizações em língua estrangeira que quando existentes, estão em inglês somente. É necessário então que esses locais estejam adaptados para que recebam os turistas. Segundo a Organização Mundial de Turismo a categoria em que se enquadra esta atividade se chama turismo receptivo, que é quando não-residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse destino.
    O conjunto de bens, serviços, infraestrutura e atrativos são necessários de forma a gerar e preservar este tipo de atividade. Essas modificações são geradas através do apoio e investimento dos empresários; envolvimento da comunidade local e relação harmônica entre o  governo e a atividade turística. Por exemplo, uma parceria entre empresários e o governo para revitalizar a região, criando infraestrutura para atender ao turista tais como: hotéis, restaurantes, vias de acesso, tornar o ambiente bonito, preservado e atrativo ao visitante. É importante se levar em conta o aspecto social, o engajamento da sociedade local no projeto, visando a geração de empregos e melhorias da qualidade de vida da região. Esse objetivo pode ser alcançado através de treinamento para a geração de mão de obra especializada tais como guias turísticos com conhecimento em língua estrangeira, cozinheiros, camareiros, entre outros. A adaptação da sinalização para padrões internacionais para fácil entendimento do turista.
    Todas essas adequações são principalmente feitas para agradar ao visitante e para que ele tenha uma boa impressão do local visitado, desta forma recomentando a viagem para amigos e outras pessoas. E quem sabe até, gerando o desejo de retorno ao local.


Aluno: Matheus Costa