Física


Energia Potencial Gravitacional (Epg)

A energia potencial gravitacional é a energia potencial mais familiar, porque é muito vista no dia a dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que é convertida em energia cinética, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade. Sua fórmula é: Epg = m . g . h , onde m = massa, g = gravidade e h = altura, ela é medida em Joule.

Energia Potencial Elástica (Epel)

Trata-se da energia armazenada no corpo quando este encontra-se comprimindo ou esticando uma mola. Sua fórmula é: Epe = k . x² / 2 , onde k = constante elástica e x = deformação. Ela também é medida em Joule.

Energia Cinética (Ec)

Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Ela funciona do seguinte modo: uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, altera sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento. Sua formula é: Ec = m . V² / 2 , onde m = massa e v = velocidade. Ela é medida em Joule.

No museu de física que visitamos em Ouro Preto, foram observados alguns experimentos... Ai estão alguns deles:

 - Cadeira de prego: distribuição uniforme. Área de contato grande, menor pressão.
- Dinamo: Com o giro do ventilador, a lâmpada acende. Energia eólica.
- Duplo Cone: O lápis desce a calha. O duplo cone sobe a calha. Por causa de seu formato, ao girar forma uma força ascendente.
- Patinho: o pato desce da rampa e só para no fim.
- Garrafa com água: quando aumenta a pressão, o objeto desce. Pois a massa do objeto aumenta.
- Ziguezague: Energia potencial gravitacional, cinética e elástica estao envonvidas nesse experimento, a bolinha desse pela canaleta com a energia potencial gravitacional, se movimenta por causa da energia cinética criada a partir da enegia potencial gravitacional, e a elatica era feita por uma mola que estava no meio do percurso.

Aluno: Matheus Costa