História

Minas Gerais , buscando conhecimentos .


Mina do ouro da passagem 



Se for a Mariana, não deixe de visitar a Mina de Ouro da Passagem, é maravilhosa. Sua emoção começa com a descida na mina. Um carrinho sobre trilhos seguro por um cabo de aço. Lá embaixo a gente se sente como um verdadeiro garimpeiro, muito emocionante e lindo. Não deixe de visitar, você vai gostar e muito. A visita à mina de ouro da Passagem é uma grande aventura.
Uma das maiores do mundo abertas ao público é explorada através de um trole que percorre 315 metros de trilhos até chegar a 120 metros de profundidade. Ao longo da descida, observam-se grandes salões, túneis e lagos de águas cristalinas. O passeio é acompanhado por monitores que contam histórias e curiosidades da mina, aberta em 1719 e desativada em 1985. Nos mais de dois séculos de funcionamento, 35 toneladas de ouro foram retiradas do local. 
Além do Ouro, são também encontrados turmanilito, arsênico, pirita e sulfato de cobre. No final do passeio pode se contemplar parte inundada da mina.

                                                                                  


                                        Maria Fumaça em Tiradentes

                  Maria Fumaça de São João DEL REI e Tiradentes
Passeio de Maria Fumaça encanta todo mundo, jovens, adolescentes, idosos...                                                                                                                                                                            



Igreja São Francisco de Assis



                                         É uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo barroco, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro. Risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Os dois artistas, nascidos respectivamente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), e Vila do Carmo (hoje Mariana) são considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira. O forro da nave, em forma de gamela, é totalmente coberto pela pintura de Ataíde. Á época que a igreja foi construída, Ouro Preto vivia o ápice da sua história, por isso a magnitude da construção em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro). A construção é um marco religioso, social, artístico da cidade e do estado. A abóbada foi construída entre 1772 e 1774, época em que foi também realizada sua ornamentação em talha e estuque, sob a direção de Aleijadinho. No mesmo período o artista concluiu os púlpitos em pedra-sabão inseridos no arco-cruzeiro. O retábulo do altar-mor, em função do qual foi organizada toda a decoração da capela, só seria executado entre 1790 e 1794. Concluída a capela-mor, os administradores da obra optaram em seguida pela execução do frontispício, cuja portada, arrematada em 1744, teve seu risco executado por Aleijadinho.


                          Ouro Preto - Museu da Inconfidência

                                


O museu da inconfidência localiza-se na Praça de Tiradentes em Ouro Preto, o presidente Getúlio Vargas determinou que os restos mortais dos Inconfidentes degredados para a África fossem trazidos de volta ao Brasil. O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto é um dos mais importantes remanescentes da arquitetura colonial do barroco tardio no Brasil. As aberturas são todas semelhantes, com molduras em pedra e arremate em arco, embora no piso superior tenham sacadas com gradis de ferro trazbalhado. Acima do conjunto corre uma balaustrada, com estátuas decorativas nas extremidades.


          São João Del Rei 



Ao lado da Ponte do Rosário, está o Memorial Tancredo Neves. Nove salas de exposição reconstituem a vida do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, desde sua infância em São João del-Rei até sua morte em 1985.





           Praça de Tiradentes


Fica no centro da Praça de Tiradentes , a estátua do Alferes está localizada no mesmo lugar aonde foi exposta a cabela dele próprio . No ano de 1892 , no centenário da morte de Tiradentes foi erguido um monumento de 19 metros de altura em homenagem a ele , ocupando o centro da principal praça de Ouro Preto .





                                                             Congonhas 





- Os Profetas do Mestre Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto. Nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. Subindo as ladeiras para chegar ao alto da Praça da Basílica é possível encontrar o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, uma obra inspirada em dois santuários portugueses. Mas a versão brasileira conta com uma das obras maestras de Aleijadinho, os doze profetas esculpidos em pedra sabão e as seis capelas com os passos da paixão, o que torna a cidade um dos principais pólos turísticos do Estado.
Sala dos Milagres
A sala dos milagres é local onde são depositados os votos dos fiéis em agradecimento por alguma graça alcançada. Trata-se de uma demonstração da fé dos indivíduos bastante popular. Muitas peças encontradas nessa sala remontam do século 18 e são consideradas obras de arte. 
Capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo
Situado ao lado esquerdo do adro do Bom Jesus do Matosinhos, a capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo fica dentro de uma construção que também abriga a sala dos milagres. A singela capela possui um altar-mor onde se encontram as imagens do Coração de Jesus, São José e Nossa Senhora de Lourdes. 




PROFETAS
PROFETA ABDIAS - Servo de Deus, esse é o significado do nome Abdias.
PROFETA JOEL - No adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinho ascendem traços marcantes da riqueza da obra do mestre Aleijadinho, os 12 profetas. Compondo a última etapa do conjunto arquitetônico, as esculturas em pedra sabão possuem um estilo expressionista.


PROFETA AMÓS - A imagem de do profeta Amós está localizada a esquerda do adro do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos.
PROFETA BARUC - Nada consta no Velho Testamento sobre o profeta Baruc, ainda assim ele foi incluído pelo como parte integrante da obra de Aleijadinho devido à sua ordem do Cânon bíblico. Sobre suas mãos Baruc leva um filactério com as sínteses de suas profecias.


PROFETA DANIEL - A expressividade soberba no rosto e na pose desse profeta inspira a de um herói consciente de seu alento. Seu nariz é alongado e as narinas legras e olhos amendoados que fitam o chão. Possui uma coroa de louros na cabeça, uma vitória sobre os animais. Sua imagem expressa beleza. Para concluir essa escultura Aleijadinho, mesmo já debilitado não utilizou a ajuda de seu ateliê. Daniel foi banido para a Babilônia e acabou despertando a admiração de governadores devido ao seu dom de interpretar sonhos. Anos mais tarde ele foi encarcerado na cova dos leões.


PROFETA EZEQUIEL - Esse profeta também é conhecido por muitos como o profeta do exílio, por ter sido banido para a Babilônia juntamente com o povo de Israel, no século 6 A.C. Encontra-se ao lado oposto de onde está localizado o profeta Baruc. Nas mãos ele leva um filactério com a síntese traduzida de três etapas de sua profecia.


PROFETA HABACUC - O bigode e a barba desse profeta também sugerem a impressão de um profeta mais velho, como Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel e Jonas. Na cabeça ainda há um turbante.


PROFETA ISAIAS - Na ala de honra da escadaria do Bom Jesus do Matosinho está o profeta Isaias, o de maior destaque do Antigo Testamento. Tem cabelos e barbas longas aparentando uma pessoa mais idosa e usa uma túnica que transparece parte de suas pernas. Na mão esquerda carrega consigo um filactério e a mão direita aponta para o texto inscrito nele. Possui uma expressão facial boquiaberta como se tivesse recebido uma intervenção divina em sua visão.


PROFETA JEREMIAS - O profeta Jeremias está localizado no outro pedestal da entrada. Esse profeta apresenta algumas deformidades e desproporções em sua anatomia.


PROFETA JOEL - Essa é uma das mais admiradas estátuas do conjunto e uma das mais reproduzidas pelo artesanato local. No ponto de vista de sua anatomia, Aleijadinho caprichou em seus traços, revelando todo o cuidado do artista na realização da obra. A barba e bigode encaracolados revelam a moda bizantina.


PROFETA JONAS - Esse é o mais popular dos profetas menores e está localizado ao lado do profeta Daniel. A imagem expressa em sua feição é de uma boca entreaberta em que aparecem os dentes e tem aos seus pés um animal marinho.


PROFETA NAUM - Localizado a extrema direita do adro do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, o profeta Naum é o sétimo dos menores profetas. A longa barba e sua face combalida dão um aspecto de pessoa mais idosa.


PROFETA OSÉIAS - A importância desse profeta também é considerável dentre os profetas menores. Assim como Ezequiel e Jeremias, traja um casaco curto, e carrega em uma das mãos uma pena em alusão ao que está escrevendo. Esse profeta está localizado no parapeito de entrada do adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinho.




Aluna: Ellen Luiza