Mestre Aleijadinho – Cidade Barroca
Local: Congonhas Minas Gerais
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto. Nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português . Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Além de ser extraordinário arquiteto e decorador de igrejas, Aleijadinho foi também um incomparável escultor. Existem inúmeras de esculturas suas nos museus e igrejas, principalmente de Ouro Preto. Mas é a cidade de Congonhas do Campo que abriga o mais importante conjunto escultórico desse artista (o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos), constituído por uma igreja em cujo adro estão as esculturas de pedra sabão de doze profetas: Isaías, Jeremias, Baruque, Ezequiel, Daniel, Amós, Naum, Oséias, Jonas, Joel, Abdias e Habacuque. Cada um desses personagens está em uma posição diferente e executa gestos que se coordenam, com isso Aleijadinho conseguiu um resultado muito interessante, pois torna muito forte para o observador a sugestão de que as figuras de pedra estão se movimentando. De frente da igreja, compondo o conjunto arquitetônico do santuário, foram construídos seis capelas, três de cada lado, chamadas de Os passos da paixão de Cristo.
Aleijadinho sofria muitos preconceitos, pois era mulato e depois teve aquela doença, o que causou mais preconceitos, a doença que o mestre escultor tinha era possivelmente de espécie degenerativa. Diziam que era lepra, pois se parecia bastante com essa doença, daí o fato de ele ser marginalizado. Mas ele teve a doença durante seu crescimento, seus membros se atrofiaram e seu rosto (particularmente os olhos) se deformou. O que comprova e denota o esforço que fazia ao compor suas obras primas.
A obra de Aleijadinho: A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obra de arte principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista. Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Principais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João Del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
- Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João Del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluindo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").
Aluna: Mariana Lessa